Home

 

 

 

 

 

Keith Jarrett, After The Fall

After The Fall é o novo CD do trio de Keith Jarrett, Jack DeJohnette e Gary Peacock; mas o que restará por dizer do Trio Standards, trinta e cinco anos depois da sua apresentação?  
Comecemos por notar que este novo registo tem vinte anos, tendo sido gravado ao vivo em New Jersey em 1998; o que será deveras impressionante, dado que por esta altura Jarrett ainda não tinha sido diagnosticado da chronic fatigue syndrome que o atormentava e que seria responsável pela longa sabática a que se remeteria pouco depois.
Impressionante, reconhecemos hoje, na forma como superava a dor no palco ou como essa mesma dor lhe parece estimular a criatividade e a emoção que acrescenta aos standards que todos conhecemos e ganham em cada acorde uma nova existência. Clássicos do Jazz como Scrapple From The Apple (Charlie Parker), Doxy (Sonny Rollins), ou Bouncin' With Bud (Bud Powell), ou o standard When I Fall In Love, renascem às mãos de Keith Jarrett como eles próprios uma doença, ou uma obsessão.
Claro que não estamos a falar apenas de Jarrett, mas também de Jack DeJohnette e Gary Peacock, que estabeleceram o modelo contemporâneo do trio de piano, que é utilizado como bitola no Jazz: mais Jarrett trio (ou Standards Trio) ou menos Jarrett trio.
Impetuoso, emocionante, modelar, insuperável: Keith Jarrett, Gary Peacock, Jack DeJohnette – After The Fall.

 

Keith Jarrett, p
Gary Peacock (ctb)
Jack DeJohnette (bat)

After the Fall, Keith Jarrett/ Gary Peacock/ Jack DeJohnette, ECM 2018

 

(este texto foi originariamente publicado no Jornal de Letras)

 

Home